Culminância do 1° Ciclo em Itarema


O QUE FOI O EVENTO?

Sábado dia 20 de fev/09 os alunos do PROJOVEM CAMPO - Saberes, do Núcleo de Itarema realizaram uma culminância de fechamento do 1° Ciclo de suas atividades. O evento aconteceu na Escola Indígena Maria Venâncio, localizada na Aldeia Indígena Tremembes de Almofala. O evento foi organizado pelos educandos (as) e educadores (as) e contou com o apoio do Líder Indígena Cacique João Venâncio.

A partir dos temas integradores; Identidade, Cultura, Gênero e Etnia, os alunos da comunidade indígena em conjunto com os do Assentamento Lagoa do Mineiro desenvolveram e realizaram atividades para mostrar a grande diversidade cultural de suas comunidades bem como o resultado das práticas pedagógicas em sala de aula.

A Culminância foi de suma importância para a comunidade e alunos, pois se envolveram na organização e execução do evento de forma coletiva e organizada legitimando assim a valorização das tradições culturais locais.

Na ocasião houve a abertura com a participação do Cacique João Venâncio, da Equipe Pedagógica da Coordenação Executiva Estadual do Programa e representando o IDT: Eva Amorim, Socorro Costa, Nathalia Milhome, da Analista do Pólo de Sobral Andréa Urçulino, do Educador Agrário José Wilson e da diretora da Escola Indígena Maria Venâncio, Aurineide.

Programação:

Grupo de Batucada;
Formado por jovens e alunos do Programa PROJOVEM CAMPO – Saberes da Terra

Grupo de Drama
Formados por senhoras camponesas e jovens alunas do Programa

Leitura de poemas e história da tribo;
Poemas de autoria dos alunos do Programa sobre natureza e luta pela terra

Apresentação Musical;
Aluna cantora, composições próprias.

A dança do Caçador
Formado pelo cacique e idosos da comunidade indígena

A dança do Torém;
Formado por jovens e idosos da comunidade indígena

Exposição de Artesanantos
Colares, brincos, pulseiras, cocás indígenas.

Salienta-se que os alunos do Assentamento Lagoa do Mineiro fazem parte do projeto cultural “Nós Artistas da Vida” que tem como objetivo incentivar a nova geração a dar continuidade às tradições culturais do local como os: dramas, os tambores, reisados, literatura de cordel, o Torem e o artesanato produzido com elementos da natureza (sementes, búzios, coco, barro, pinturas, dentre outros). O projeto tem apoio da Prefeitura de Itarema, Governo do Estado do Ceará, MST, INCRA e SEBRAE.

O QUE É O TOREM?

É uma dança de roda, acompanhada por canções que misturam palavras em português com palavras de origem indígenas na forma de quadras. No centro do círculo, fica um ou dois dançarinos, os toremzeiros, que dançam por meio de passos compassados e alguns razoavelmente estilizados. Os dançarinos são acompanhados pelo som do maracá. Ao longo da dança, os dançarinos consomem uma bebida fermentada de caju, conhecida como mocororó. Os Tremembés mantêm a dança do torém como sua expressão cultural mais singular.

por Socorro Costa, Técnica do Pólo Sobral.



A professora Ivaniza Martins convida a mesa: (da esquerda para a direita) Andréia Urçulino - Analista Pólo de Sobral, Socorro Rodrigues - Técnica do IDT, Cacique João Venâncio, Nathalia Milhome - Técnica IDT, Evany Amorim - Técnica do IDT e Al - Diretora da Escola Indígena Maria Venâncio.

Alunas e alunos das comunidades Tremembés de Almofala e Assentamento Lagoa do Mineiro apreciam a festa ao som dos músicos locais.

O aluno Michel com a técnica do IDT, Socorro Rodrigues.


Músicas da terra executadas brilhantemente pelo Grupo de Batucada da Lagoa do Mineiro.


Seu Raimundo conduzindo alegremente a embolada da Dança do Caçador.


O pajé-mirim realiza a Dança do Torém.


O momento de consagração da Dança do Torém se dá ao compartilhar do mocororó, bebida típica indígena feita a partir do caju.

As dramistas da Lagoa do Mineiro realizaram o momento cômico do festejo.


Fotos: Webster Carneiro

You can leave a response, or trackback from your own site.

0 Response to "Culminância do 1° Ciclo em Itarema"

Postar um comentário